Gerência Comercial / Marketing Disponível para : São Paulo, Estado |
Resumo de qualificações Forte experiência gerencial nas áreas Comercial / Marketing, Operações, Varejo e Franquia, desenvolvidas em organizações de grande porte de comércio (supermercados, vestuário, livros, papelaria e informática), franquia (cosméticos e moda) e indústria (higiene e limpeza, mecânica e auto-peças).
Vivência no gerenciamento de equipes de vendas, implantação e operação de negócios, negociação com fornecedores, administração de compras, controle de estoques, visual merchandising, estabelecimento de parcerias comerciais e demais responsabilidades inerentes à gestão global de negócio.
Forte grau de liderança, bom relacionamento interpessoal, postura empreendedora, visão sistêmica de negócios, capacidade para formar, motivar e conduzir grandes equipes com foco em resultados.
Domínio de microinformática – Excel, Powerpoint, Word, Access e Internet Explorer |
Conhecimentos VIAGENS INTERNACIONAIS
Estados Unidos e México – estágio nas lojas do WalMart, Junho/1994
Argentina, Uruguai e Paraguai - prospecção de clientes e negociações de vendas, 1982 a 1987
Estados Unidos – bolsista do Programa de Intercâmbio do Rotary Club Internacional, Janeiro /73 a Janeiro /74.
CURSOS DE APERFEIÇOAMENTO
Gerenciamento de Perdas – Grupo Pão de Açúcar / ICTS / Andersen Consulting / SP.
Desenvolvimento Gerencial / Formação de Treinadores – Grupo Pão de Açúcar. / SP.
Programa de Formação de Gerentes – C & A Modas, São Paulo, SP.
Administração de Pequenas e Médias Empresas – Fundação Getúlio Vargas/ RJ.
Entendendo Franchising – ABF. – Assoc. Bras. de Franchising / SP.
Qualidade Total em Empresas de Comércio e Serviços – SENAC/MG.
Técnicas de Vendas – Management Center do Brasil. / SP.
Professional Selling / Sales Management – Olin Corporation / SP
|
Experiência profissional CONSULTOR AUTÔNOMO Jan/02 - atual
Consultoria em administração geral, marketing, pesquisa de mercado, programa de excelência em vendas e programas prevenção de perdas no varejo.
GRUPO PÃO DE AÇÚCAR Nov/99 a Nov/01
Gerente Operações
Gestão de hipermercado com vendas R$ 6,8 milhões/mês. Responsável pelo SAC, vendas, comunicação visual, marketing, merchandising, prevenção de perdas, manutenção, rh, compras, produtos marca própria. Aumento no. clientes em 12,4% e vendas em 20,2%; redução custos de logística, implantei programa de prevenção de perdas, com economia de R$ 480 mil / ano.
WAL MART BRASIL S/A - Osasco e Sto. André, SP. – Mai/95 a Fev/97
Gerente de Departamento – Vendas & Operações
|
Escolaridade Pós-graduação em Administração de Marketing, Fundação João Pinheiro, B. Horizonte, MG, 1981
Graduado em Comunicação Social (Relações Públicas), PUC-Minas, Belo Horizonte, MG, 1980.
|
Línguas Domínio do idioma Inglês para escrita, conversação e leitura.
Espanhol Básico.
|
Dados pessoais Brasileiro, 46 anos, casado |
|
|